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Postado em 25 de outubro de 2013
Fonte: Notícias Automotivas

Avaliação:Chevrolet Tracker é um pequeno com cara de gente grande

Importado do México e vendido apenas na versão top de linha, o que podemos esperar do Chevrolet Tracker no Brasil? O pequeno com cara de gente grande sem dúvida chegou para ficar e quem sabe até ganhe um espaço nas linhas de montagem da GM no Brasil. Quem sabe… Mas no momento, ele chega sondando o terreno antes de fixar-se de vez.

Avaliamos por uma semana o modelo que é baseado na plataforma Gamma II, a mesma que equipa Onix, Prisma, Cobalt, Spin e as duas variantes do Sonic. O Chevrolet Tracker é de fato um compacto, mas suas formas musculosas e estilo fazem com que seja confundido com a irmã maior, a Captiva, da qual tomou a preferência de importação do México.

Custando a partir de R$ 71.990 – a GM apresentou em seu site o valor de R$ 72.190, mas enviou uma tabela de preços sem aumento. Além disso, o configurador se encontra bloqueado até o momento da publicação desta matéria – o Chevrolet Tracker tem a missão de inserir a montadora americana na briga pelos primeiros lugares no ranking de vendas dos utilitários esportivos. Por enquanto, a versão LTZ vai ampliar o desejo de quem quer ver o crossover na garagem mas não pode pagar um preço maior. Completo, ele é oferecido por R$ 75.490.

Então, nesse caso, a saída é esperar a versão LT com alguns pacotes de opcionais para reduzir o preço para a faixa dos R$ 60.000, embora a GM diga que essa versão não vem. Mas não milagre, provavelmente o motor 1.8 Ecotec Flex – o mesmo do Cruze/Cruze Sport6será substituído pelo 1.6 Ecotec Flex de até 120 cv, usado aqui pelo Sonic. Bom, é uma outra história, que poderá ser contada no futuro.

Por fora…

O Chevrolet Tracker LTZ avaliado é do pacote completo, conhecido também como 2LTZ. E isso inclui teto solar elétrico e airbags laterais e de cortina. Por fora, o Chevrolet Tracker possui visual musculoso, apesar de ser compacto, o que ajuda a confundi-lo com a Captiva, segundo a opinião de pessoas que não haviam visto o carro ao vivo.

Essa sensação é reforçada pela frente alta e robusta, para-choques abaulados, linha de cintura alta e formato geral quadradão. A parte frontal possui faróis duplos com repetidores de direção e lanternas na parte superior, mas sem LEDs. A grade da Chevrolet com bordas cromadas, barra central e o logotipo da gravata dourada estão no tamanho certo e harmonizam com o estilo do veículo.

O para-choque é alto e possui dois grandes chanfros que reforçam a imagem de solidez do conjunto, assim como uma parte pintada de cinza na base. Os faróis de neblina estão em moldura preta com frisos cromados. A parte inferior do para-choque é bastante baixa, indo além da altura mínima do centro do veículo. Os para-lamas são bastante proeminentes e possuem formato quase quadrado.

Na lateral, a linha de cintura é alta e apresenta maçanetas e frisos cromados, assim como barras longitudinais no teto também metalizadas. Os retrovisores são grandes, mas não possuem rebatimento elétrico e nem repetidores de direção. Um vinco superior e pouco acentuado "nivela" as maçanetas, enquanto outro moldura a parte inferior das portas, onde mais abaixo uma proteção plástica na cor preta, que também envolve as saias das rodas.

O para-lama traseiro também possui vincos que pronunciam o conjunto, reforçando a robustez visual, assim como a coluna C grossa. As lanternas verticais possuem iluminação comum e a tampa traseira ostenta um pequeno defletor de ar e uma barra cromada com o logotipo da Chevrolet. A câmera de ré fica logo acima da placa e o para-choque traseiro possui aplique cinza prata na parte inferior, abaixo dos sensores de estacionamento. As rodas aro 18 com pneus 215/55 R18 possuem cinco raios e estilo que lembra o Camaro SS anterior.

Por dentro…

No interior, o Chevrolet Tracker LTZ apresenta visual moderno e naturalmente inspirado em outros modelos da marca, mas com suas próprias exclusividades. O painel possui duplo cockpit e apresenta dois tons, sendo um cinza claro (Medium Titanium) na parte superior e preto (Jet Black) na parte central e inferior. O painel de instrumentos é compacto e possui conta-giros analógico e display digital com velocímetro, computador de bordo, nível de combustível, etc. A inspiração continua no mundo das duas rodas.

O acabamento externo é cromado e o corpo é fixo, ao contrário do Sonic. Os difusores de ar laterais tem formato de turbina e são cromados, assim como dois porta-moedas que lembram saídas de ar verticais. Entre eles estão os verdadeiros difusores centrais, logo abaixo do porta-objetos com tampa no alto do conjunto e do display LCD de 7 polegadas do MyLink. Os comandos de climatização estão logo abaixo com acabamento em cinza brilhante, o mesmo que envolve o corpo da transmissão automática, a alavanca de mudanças e a parte inferior do volante.

O volante é o padrão Chevrolet e tem ainda comandos de áudio/telefonia e controle de cruzeiro. É forrado em couro e possui regulagens de altura e profundidade. Logo atrás, os comandos do computador de bordo/facho dos faróis/piscas e limpadores/lavadores. No painel, do lado esquerdo, encontram-se os comandos de faróis/faróis e lanterna de neblina, assim como da regulagem de altura do facho e da iluminação do painel. Há também um porta-objeto escamoteável.

No outro extremo, o Chevrolet Tracker apresenta dois porta-luvas, sendo o maior na parte inferior e sem iluminação, enquanto o superior possui botão de abertura e espaço para aparelhos moveis, já que possui entradas auxiliar e USB. Bom para ocultar celulares e smartphones. Junto à base da transmissão, há uma fonte 12V, a única do carro.

O painel possui acabamento em plástico duro com texturas, sendo o mesmo revestimento das portas dianteiras, também em tons de cinza e preto. No entanto, os apoios de braço possuem material emborrachado. Os comandos dos vidros elétricos, retrovisores e travas estão em boa posição. As maçanetas são cromadas. O visual agrada, mas as portas traseiras são totalmente pretas. Todas possuem espaço para pequenas garrafas, que junto aos copos, reinam no Chevrolet Tracker.

Existem seis espaços para copos/garrafas fora das portas, sendo quatro entre os bancos dianteiros e dois no apoio de braço central traseiro. Sob o banco do passageiro há uma pequena bandeja, que pode ser útil para ocultar documentos e objetos de valor.

Os bancos do Chevrolet Tracker LTZ são revestidos em couro com tons de cinza claro no centro e preto nas laterais e apoios de cabeça. Falando nestes últimos, sente-se a falta do terceiro apoio traseiro, apesar do cinto de três pontos para o quinto passageiro. São confortáveis e seguram bem o corpo. O do motorista possui regulagens de altura e lombar, sendo esta última elétrica. Também há um apoio de braço apenas para o motorista. Os cintos dianteiros também possuem ajuste vertical.

O espaço é bom para quem vai na frente, enquanto atrás é apenas mediano. Não poderia ser diferente para um carro com 2,55 m de entre-eixos e proposta de utilitário esportivo. Um adulto acima de 1,80 m não ficará muito à vontade. Os encostos dos bancos dianteiros possuem diferenças, sendo o do motorista de couro e com porta-revista de mesmo material, enquanto o do passageiro possui acabamento em plástico duro com formato ressaltado para se encaixar em duas pernas e rede para as revistas, além da possibilidade de rebater para frente. Ou seja, tratamento diferenciado para quem escolheu um dos lados do banco traseiro.

Teto e colunas são claros e na frente existem duas luzes de leitura, microfones do viva-voz e comandos do tetro solar elétrico. A iluminação geral fica no centro do teto. Há também três apoios de mão e um porta-óculos. O porta-malas tem 306 litros e possui ainda ganchos para fixação de bagagem, dois porta-objetos nas laterais e mais espaços no material que envolve o estepe, que é de aço e com aro 16 polegadas. O volume para malas é um pouco melhor que o do EcoSport, mas perde muito para o Duster.

Por fim, para quem gosta de conectividade a bordo, o MyLink é uma boa diversão e também útil para atender telefone sem precisar parar ou tomar aquela multa desavisada. O display sensível ao toque é intuitivo e rapidamente encontra-se o que deseja, seja os aplicativos de smartphone, seja vídeo, áudio, configurações diversas, etc. Para quem tem aparelho com Android ou aqueles da Apple, pode baixar os aplicativos do MyLink, aumentando a interação com o veículo.

Por ruas e estradas…

O Chevrolet Tracker LTZ vem equipado com motor 1.8 16V Ecotec Flex com sistema de partida a frio sem uso de tanque extra de gasolina, garantindo assim partidas rápidas em tempo frio. O mesmo propulsor dos Cruze e Cruze Sport6 é bastante elástico e entrega 140/144 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol) e 17,8/18,9 kgfm a 3.800 rpm (gasolina/etanol), oferecendo bom torque em baixas rotações.

Ele trabalha com a caixa automática GF6 de seis marchas, também usada pelos médios da GM. O conjunto é moderno, mas nos fez lembrar as primeiras unidades testadas do sedã médio da Chevrolet. E para quem acompanhou as primeiras impressões feitas pelo NA, saberá que estamos falando da sintonia entre motor e câmbio.

No avanço das marchas, a GF6 trabalha de forma suave e precisa, mas nas reduções – especialmente para segunda e primeira marcha – é facilmente notado um tranco de forma moderada, não tão abrupto quanto dos primeiros Cruze, mas ainda assim seria interessante um ajuste semelhante ao dos recentes lançamentos da GM com essa caixa, cuja sensação de desconforto foi praticamente eliminada. O engate da ré também apresenta certa lerdeza inicial no movimento. A câmera de ré com imagem no MyLink também ajuda muito nas manobras.

Durante a condução, no geral, o Chevrolet Tracker apresenta comportamento agradável, oferecendo agilidade nas retomadas de velocidade e no ganho de velocidade. A GM fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5/11,7 segundos, respectivamente com gasolina e etanol. O bom torque torna a condução mais prazerosa e as seis marchas fazem o utilitário compacto rodar a 2.800 rpm a 110 km/h. Conseguimos obter 8,0 km/litro na cidade e 12,7 km/litro na estrada, rodando sempre com gasolina e com ar condicionado ligado.

No trânsito urbano ou no rodoviário, o Chevrolet Tracker apresenta bom nível de ruído interno. Pouco se ouve do motor, mesmo quando um pouco mais exigido. O modelo não possui modo Sport na GF6, sendo que para tornar a condução mais esportiva é necessário utilizar o nada prático botão de trocas manuais no alto da alavanca. Antes, porém, é necessário mudar a posição da mesma de "D" para "M".

A suspensão possui um bom ajuste para um carro com rodas aro 18 e pneus 215/55 R18. Mesmo em ruas bastante esburacadas ou aquelas com bloquetes ou paralelepípedos, o conjunto mola/amortecedor absorve com louvor as imperfeições, fazendo um desavisado julgar que rodas e pneus são menores e mais estreitos. Freios e direção apresentam bom comportamento, sendo esta última um pouco mais firme.

A climatização atua muito bem, gelando rapidamente o interior.

Por você…

O Chevrolet Tracker LTZ é uma opção interessante para quem deseja uma alternativa mais urbana aos EcoSport e Duster, mais voltados para estradas de terra e condições bem mais ruins do que as encontradas nas cidades. Tanto que os dois fazem uso de tração 4×4 com essa finalidade.

O SUV da Chevrolet tem um bom conjunto no geral e oferece vários itens de conforto e segurança, embora fique devendo controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em aclive, itens presentes no rival da Ford. Ainda assim apresenta sistema de frenagem de emergência, Isofix para cadeiras de criança e pedais desarmáveis. Sensores de chuva e crepuscular também seriam bem vindos.

O preço a pagar é equivalente ao das versões top dos rivais mais vendidos, então por enquanto não há escapatória. O Chevrolet Tracker LTZ parte de R$ 71.990 e oferece ar condicionado, direção hidráulica, ABS, airbag duplo, bancos em couro, MyLink, bluetooth, USB/Aux, rodas de liga leve aro 18, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico, vidros elétricos one touch (todos), chave canivete com controle de travas, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, acabamento em dois tons (opcional), teto solar elétrico (opcional) e airbags laterais e de cortina (opcional). Preço completo: R$ 75.490.

Enfim, o Chevrolet Tracker é uma excelente opção no segmento compacto e que sem dúvida dará mais trabalho aos rivais quando oferecer versões com preços menores e com motorização 1.6 Ecotec, o que garantirá à GM atender um leque maior de consumidores que desejam ter seu primeiro SUV ou àqueles ex-proprietários de modelos mais antigos.

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