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Postado em 28 de março de 2014
Fonte: Notícias Automotivas

Visual exuberante e potência bruta são os trunfos do Camaro para fortalecer a imagem da Chevrolet

Cada marca tem um modelo que a diferencia na multidão. A Fiat, por exemplo, tem o charmoso 500. Peugeot e Citroën apostam no esportivo RCZ e na linha premium DS, respectivamente. No caso da Chevrolet, um exemplo mais latente, o Camaro, um ícone automotivo mundial. Criado em 1967 para competir com o Ford Mustang, o modelo de quinta geração têm dispersas referências estéticas aos antecessores, mas mantém integralmente a aura no imaginário dos fãs de esportivos. Em outubro do ano passado, desembarcou por aqui com uma ligeira plástica, suficiente apenas para deixar o esportivo retrô-futurista com ar mais moderno.

A Chevrolet também aproveitou para rechear com mais tecnologia os característicos "músculos" do carro. Isso parece ter refletido no mercado. O Camaro, que emplacou cerca de 92 unidades/mês em 2013 – acima das previsões da marca –, registrou 214 carros entre janeiro e fevereiro de 2014. Se os números continuarem nesse patamar vão ultrapassar, pelo segundo ano consecutivo, a meta de mil carros anuais.

Como em todo face-lift, as mudanças se concentraram no visual. Mas sem perder de vista o conceito original que retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1967 a 1969. A frente continua robusta, mas agora com traços afilados e grade mais estreita. Os faróis quadrados foram horizontalizados e a tomada de ar inferior cresceu. Já o longo capô com o característico ressalto ganhou um extrator de ar mais aparente. Atrás, as lanternas deixaram de lado os formatos quadrados, para adotar uma disposição nova, com luzes retangulares e um ar mais jovem. O aerofólio traseiro maior, mais integrado ao porta-malas, completa o visual.

Além do design, a atração do Camaro fica sob o capô. As novidades para a linha 2014, no entanto, focam a economia. O propulsor, o L99 Small Block desenvolvido especificamente para o Camaro, tem concepção antiga, com comando de válvulas no bloco.

No entanto, agora traz "modernidades ecológicas" como o sistema Active Fuel Management, AFM, que desativa um grupo de cilindros em velocidades de cruzeiro. A potência se manteve em 406 cv a 5.900 rpm e o torque em 56,7 kgfm a 4.600 giros. No Brasil, a transmissão é sempre automática de seis marchas. Este conjunto leva os 1.800 quilos do esportivo de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, com máxima limitada a 250 km/h.

O interior recebeu melhorias mais visíveis. Caso do My Link, que comanda o sistema multimídia de entretenimento e traz itens "básicos" como conexões USB e Bluetooth e GPS, além de exibir imagens da inédita câmara de ré. O som de 245 W é fornecido pela Boston Acoustics e conta com nove alto-falantes. O head-up display, que projeta informações no parabrisa à altura dos olhos do motorista, também está mais completo e colorido.

No Brasil, há poucos esportivos para rivalizar com o "muscle car" da Chevrolet. Outros no gênero, como Ford Mustang e Dodge Challenger, que brigam com ele nos Estados Unidos, não são vendidos oficialmente no Brasil. Na mesma faixa de preço – o Camaro custa R$ 221.900 –, há modelos como o Mitsubishi Lancer Evolution e o Mercedes-Benz A45 AMG, que são menos potentes. Mesmo se tivesse um rival direto, porém, este dificilmente igualaria o Camaro na sua mais impressionante capacidade, que é a de monopolizar os olhares por onde quer que passe.

Impressões ao dirigir - Centro das atenções

O Camaro chama atenção naturalmente. Modelos de marcas premium, como BMW, Mercedes e Audi, costumam atrair apenas iniciados. Já o "pony car" da Chevrolet atua como um superesportivo italiano ou inglês: atrai olhares de quem entende, de quem não entende e até de quem sequer gosta de automóveis.

Basta deixar o modelo estacionado alguns minutos para que apareçam curiosos tirando fotos com celulares e amassando o nariz nas janelas. Sob tantos olhares atentos, é bom estar bem concentrado para evitar movimentos pouco elegantes na hora de se contorcer e entrar no carro. Ao virar a chave, o motor V8 6.2 litros dá as boas-vindas, em sua linguagem borbulhante, acentuada pela dupla saída de escape.

Na cidade, é impossível tirar tudo que o potente propulsor tem a oferecer. Em ambiente mais apropriado, cada "reta" livre vira uma oportunidade para ouvir o que o V8 tem a "dizer". Quando "tocado" de forma "convencional", o Camaro mostra um lado suave. A suspensão com um ajuste mais firme ajuda a realçar a esportividade, mas não faz feio em enfrentar a buraqueira da cidade.

Em vias rápidas, porém, o esportivo fica bem mais à vontade. Ele está sempre na mão, mas qualquer exagero aciona o controle de estabilidade para aprumar o carro. Os sistemas, inclusive, são pouco permissivos. Digna de nota também é a transmissão. O câmbio automático funciona de forma impecável com trocas rápidas e quase imperceptíveis. As "borboletas" atrás do volante também garantem uma boa dose de diversão ao motorista.

Ficha técnica - Chevrolet Camaro SS

Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 6.162 cm³, com oito cilindros em "V", duas válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica sequencial.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré.. Tração traseira. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 406 cv a 5.900 rpm.

Torque máximo: 56,7 kgfm a 4.600 rpm.

Aceleração de zero a 100 km/h: 4,8 segundos.

Velocidade máxima: 250 km/h.

Diâmetro e curso: 103,2 mm X 92 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.

Suspensão: Dianteira do tipo Multilink com rodas independentes, subchassi e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink com barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.

Pneus: Na dianteira, 245/45 R20. Na traseira, 275/40 R20.

Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira. Oferece ABS.

Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares. Medidas: 4,83 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,37 m de altura e 2,85 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.

Peso: 1.790 kg.

Capacidade do porta-malas: 320 litros.

Tanque de combustível: 71 litros.

Produção: Oshawa, Canadá.

Itens de série: Ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, bancos em couro, controle de estabilidade e tração, head-up display, rádio CD/MP3/USB/Bluetooth com tela sensível ao toque de sete polegadas, rodas de liga leve aro 20, alarme com comando na chave, partida remota, volante multifuncional, display central colorido, manopla do câmbio revestida em couro e câmara de ré.

Preço: R$ 221.990.

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